Primeiro transplante de cabeças humanas irá acontecer em 2017
O cirurgião Sergio Canavero junto com uma equipe médica de mais de 150 pessoas está planejando o primeiro transplante de cabeças humanas da história. Em 1970 foi realizado um procedimento semelhante em um macaco que só viveu 8 dias após o transplante.
O paciente que passará pelo transplante de cabeças é Valery Spiridonov, um russo portador de uma doença chamada Doença de Werdnig-Hoffman que é um tipo de atrofia muscular que causa enfraquecimento muscular e não existe tratamento.
O procedimento é extremamente complexo, a cabeça seria resfriada e em seguida as veias e artérias seriam ligadas a uma máquina que o manteria vivo durante a operação, após isso a medula seria rompida e preparada para encaixar no novo corpo. Após “encaixada” no novo corpo, nervos, veias e artérias do russo serão ligadas ao novo corpo. Se tudo ocorrer bem, a recuperação do paciente deve levar pelo menos um ano.
Os riscos são enormes devido a complexidade do procedimento, por exemplo, o corpo pode rejeitar a nova cabeça ou que o novo corpo fique sobrecarregado por novos caminhos e químicas diferentes da nova cabeça.
Bom, esperamos pra ver, 2017 é logo ali.
Fonte: IFL Science e Olhar Digital
Gostou? Temos posts novos todos os dias, curta e acompanhe